viernes, 8 de noviembre de 2013

As vantagens da atividade fisica



Estudos demonstram que: (a) à partir dos 25 anos a flexibilidade começa a diminuir; (b) desde os 35 anos se inicia a perda de força; (c) que à partir dos 40 anos a desmineralização começa; e (d) que também desde os 40 anos, diminui a elasticidade da pele. É, então, quando a atividade fisica aparece como sendo capaz de reverter este processo e de devolver um estado ótimo de saúde. Somente com a dedicação de 30 minutos diários para se exercitar o corpo é possível fazer com que as enfermidades se afastem, se manter jóvem e poder conservar um bom estado de ânimo. 

Jóven para sempre

A debilidade muscular, a perda da intensidade óssea, inconvenientes do metabolismo e a decadência geral de todas as funções do organismo nos anuncia a chegada do envelhecimento. Profissionais da Boa Forma Fisica asseguram que desenvolver uma atividade fisica é a chave para se poder superar os estragos que a idade traz, o que faz com que, à medida que o tempo passe, o corpo perca força, engorde e a energia passe a ser consumida com maior lentidão. É necessário deixar bem claro que o exercício não é feito só para as pessoas jóvens uma vez que hoje já que se pode encontrar lugares específicos para a prática de exercícios, para aquelas pessoas que são maiores de 50 anos. A atividade a ser desenvolvida pelos adultos ou pelas pessoas mais velhas devem ser determinados num plano individualizado já que nem todas as pessoas estão em condições de levantar a mesma quantidade de peso e nem de realizar a mesma atividade fisica. 

Adeus dor nas costas 

Aqueles que padecem de dores nas costas sabem perfeitamente bem os inconvenientes que elas provocam. A prática esportiva é uma maneira de fazer aliviar essa situação. Fortalecer os músculos do abdômem, das pernas e do peito ajuda a fazer com que as dores desapareçam gradualmente pois, com cada movimento, não será a columa vertebral que irá carregar a pior parte senão que o peso diminuirá por todo o corpo. Caminhar frequentemente, com alguns exercícios de alongamento no final, é um bom ponto de partida para se começar um exercício. 

A diabete e o exercício 

O exercício permite ao diabético uma melhor circulação dos açúcares. Se a pessoa é dependente de insulina, a atividade fisica faz diminuir a necessidade dela. Naqueles pacientes que não utilizam a insulina, já que se controlam com dietas e com medicamentos hipoglicêmicos orais, o exercício também lhes produzirá uma melhor utilização dos açúcares, melhora o volume da glicemia, favorece o estado fisico e ajuda a prevenir enfermidades como: retinopatias, enfermidades cardiovasculares e problemas arteriais nos membros. Nestes casos, se recomenda ter uma atividade fisica aeróbica em 50 por cento, alongamento em 30 a 40 por cento e fortalecimento muscular. 

Esportes e tabaquismo 

Se todas as pessoas sadias normalmente devem realizar, pelo menos semanalmente, um pouco de esporte para conservar essa condição, nos fumantes essa obrigação se duplica pois os benefícios que os exercícios lhes dará serão maiores. A atividade esportiva é um formidável método de eliminação toxinas através das distintas secreções do corpo, como a urina e a transpiração. Diariamente, um fumante incorpora muitomais substâncias tóxicas em seu organismo que uma pessoa que não fuma. Para manter um estado de saúde aceitável, a eliminação destas substâncias deveria acontecer na mesma proporção em que elas são recebidas. 

Os benefícios do exercício fisico 

Na Unidade de Medicina Psicossomática da Clínica Sant Jordi, de Barcelona, foi determinado uma lista de vantagens que o exercício fisico leva para o organismo. À seguir, vamos expor os principais benefícios para que você possa decidir, o mais rápido possível, a começar a fazer uma atividade fisica: 
Melhora: o rendimento acadêmico, o rendimento laboral, a confiança, o euqilíbrio emocional, o autocontrole, a memória, a sociabilidade, a aparência fisica, a capacidade para melhor desfrutar do sexo, o bem-estar pessoal. 
Diminui: os erros, a falta de trabalho, as fobias, o comportamento psicótico, a ira, a ansiedade, a agressividade, as dores de cabeça, os transtornos do sono, o abuso do álcool e das drogas.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario